Pavilhão metálico em Maputo: da produção à supervisão da montagem

No âmbito das obras de requalificação da Estação de Tratamento de Águas de Maputo, em Moçambique, a cargo da construtora Mota-Engil, a Frisomat Portugal ficou encarregue da produção de um pavilhão metálico de 350 m², bem como da supervisão da montagem que foi levada a cabo por equipas e meios locais. A localização representava um desafio por si só – em Moçambique os locais de montagem podem ser remotos e com escassos recursos de trabalho disponíveis –, mas foi superado graças ao profissionalismo e eficiência de todas as partes envolvidas.

A nova estrutura de aço produzida pela Frisomat tinha como objetivo final cobrir os reservatórios e a estação de bombagem, albergando todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento e manutenção. No decorrer da obra, a Frisomat Portugal assegurou a entrega de um pavilhão metálico adequado a um clima caracteristicamente tropical.

Para potenciar a rentabilidade e eficiência de transporte das estruturas Frisomat, tanto a estrutura como os revestimentos metálicos foram fabricados na Bélgica e expedidos diretamente para Moçambique. Além disso, é importante referir que o sistema construtivo (tipo meccano) permitiu reduzir a quantidade de contentores em cerca de 90%, em relação aos tradicionais sistemas de estrutura metálica.

Pavilhão industrial distingue-se ao nível do elevado isolamento térmico

A somar à capacidade de ventilação e circulação de ar, o pavilhão industrial desenvolvido para a Mota-Engil distingue-se também ao nível do elevado isolamento térmico: este foi realizado com um sistema combinado de chapa dupla e núcleo interior em lã mineral montados no local, o que permitiu otimizar os custos de transportes com materiais. Para possibilitar a deslocação de equipamentos e cargas no interior, e assim otimizar a logística da construção do pavilhão metálico, o projeto contou também com a sustentação de uma ponte rolante.

Para os interessados na construção de pavilhões industriais em Moçambique, ou em qualquer outro ponto de África, a Frisomat Portugal pode ser o parceiro ideal. Contactem-nos!

Pavilhão metálico em Maputo: da produção à supervisão da montagem