A MJM Construtores foi chamada pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para pôr em marcha a construção de um hangar para complementar o que já existia e que serve como base para os helicópteros de emergência médica e de combate a incêndios do distrito de Bragança e do Nordeste Transmontano. A Frisomat Portugal, que já tinha sido responsável pela construção do hangar original, foi a escolha óbvia da construtora para trabalhar neste projeto.
A construção do novo hangar para helicópteros, que além de cumprir as funções de base para as aeronaves também deveria servir como posto de controlo da proteção civil em Macedo de Cavaleiros, teve justamente início na época do verão, o período mais crítico no combate a incêndios. Era fundamental que a obra não afetasse o bom funcionamento do heliporto para que este pudesse estar sempre ao serviço da população.
Um hangar fácil de montar
A escolha da Frisomat não ficou tanto a dever-se ao custo de construção do pavilhão metálico, mas ao próprio sistema usado na construção dos pavilhões. A segurança era a maior prioridade deste projeto e da MJM construtores. Era urgente garantir a construção do hangar o mais depressa possível sem que, no entanto, existissem resíduos ou materiais soltos na zona circundante sob perigo de serem sugados pelas pás dos helicópteros que era fundamental continuarem a funcionar em Macedo de Cavaleiros.
Foi neste aspeto que a Frisomat se destacou. Por um lado, o sistema utilizado permite a construção dos edifícios metálicos sem a necessidade de existir um estaleiro externo, uma vez que os materiais são de fácil montagem e podem ser guardados facilmente num armazém. Por outro, o equipamento de montagem do hangar para helicópteros resume-se a uma plataforma e um camião-grua que podem ser rapidamente retirados do local. Uma obra “limpa” que foi ao encontro das necessidades do cliente.
A construção do hangar em Macedo de Cavaleiros foi mais um desafio superado pela Frisomat, que conseguiu levar a cabo a construção do edifício metálico em tempo útil e sem interromper o funcionamento do heliporto, que se revelou um precioso apoio no combate aos incêndios que, nesse ano, assolaram o país.