Você está aqui: Início » Profissionais » Referências

Marcenaria

Dados do projecto

  • Vão do pavilhão de 14m de largura por 28m de comprimento
  • Acabamento personalizado
  • Construído em menos de quatro semanas
VerEspecificações »
Isolamento das fachadas »
Fundações »
Peça de Ligação »
Detalhe da caleira »

Ficheiro do projeto

Estrutura de aço de 14 por 28 metros

Esta marcenaria estava à procura de uma oficina de alta qualidade para o seu negócio de carpintaria. Queria um edifício Sigma com 14 m de largura, 28 m de comprimento e 3,5 m de altura. Em todo o interior do edifício não há pilares em aço, pelo que toda a sua área pode ser usada para armazenamento ou atelier.

 

Acabamento personalizado

O edifício baseia-se no nosso modelo Sigma mas, como qualquer edifício Frisomat, pode ser alterado ou aumentado pelo cliente. Daí que, neste caso, tenhamos aberto duas portas seccionadas (4x4 e 3x3) para permitir a entrada e saída de máquinas de grandes dimensões. Uma porta principal para a entrada dos colaboradores e três janelas (1x1) na parede lateral contribuem para que as condições de trabalho sejam agradáveis. Há uma clarabóia ao longo de todo o comprimento do edifício, que permite a entrada de luz natural.

 

Montagem em menos de quatro semanas

Graças ao original sistema Meccano, conseguimos construir rapidamente as instalações para esta Marcenaria: das fundações à cobertura em menos de quatro semanas. O processo totalmente integrado de produção, entrega e montagem garante a rapidez da construção.

 

Isolamento das fachadas

  1. Pilares em aço - Perfil em Sigma (S320), aço de qualidade S390GD+Z, galvanizado (275 g/m²). Usamos este aço de alta qualidade enformado a frio como padrão em todos os nossos edifícios industriais. Veja o resumo >

  2. Isolamento de lã de vidro - A lã mineral tem uma espessura de 130 mm e apresenta os seguintes valores de isolamento: Rc=3.0 W/m²K (resistência térmica), U=0.33 W/m²K (valor de transmissão térmica) e L=0.043 W/mK (condutividade térmica).

  3. Entrada de ar frio mínima - isolamento com 130 mm de espessura, que excede a altura da cassete (90 mm), para evitar a entrada de ar frio.

  4. Revestimento exterior das paredes em aço- Chapas trapezoidais, em perfil TR45. Aço de qualidade, segundo a norma EN 10346-09, aço S280GD+Z275, galvanizado (275 g/m²). Acabamento na cor RAL 7022, com um revestimento em poliéster (25μm).

Fundações

  1. Pilares em aço- Pilares Sigma em aço enformado a frio (S320), aço de qualidade S390GD+Z, galvanizado (275 g/m²). Esta é a qualidade standard usada em todos os nossos edifícios..

  2. Isolamento em lã de vidro - Lã mineral classificada com 0.043 W/mK de valor L e 0.33 W/m²K de valor U (coeficiente de transmissão térmica) A lã tem 130 mm de espessura.

  3. Plinto - Plinto de camada tripla (centro de poliestireno com 80 mm de espessura, mais duas placa de cimento) que será colocado sobre as sapatas de fundação. O plinto tem 400 mm de altura e funciona como cofragem quando se coloca o betão para o piso.
    -Acabamento em restimento metálico em todo o comprimento do plinto, para uma maior resistência e para um aspeto mais atrativo.
    - O plinto de isolamento estende-se por baixo da laje do pavimento, o que melhora o isolamento térmico e fornece uma ótima proteção contra salpicos de água.
    - Os pilares são colocados e fixos diretamente nas sapatas, com parafusos auto-perfurantes.

  4. Sapata em betão pré-fabricada - A sapata pré-fabricada em betão de 670 mm de altura (260 kg - 450 x 650 mm na área da base) assegura o posicionamento correto e a aderência dos pilares metálicos às fundações do edifício. As fundações são fornecidas pela Frisomat. De modo a conseguir a capacidade resistente suficiente, é necessário fazer cálculos relativamente às cargas que vêm de cima e de baixo. A quantidade de betão a utilizar será estimada com base nestes cálculos.

Peça de Ligação

  1. Peça de ligação - Peça de ligação em aço (aço S235 galvanizado a quente com 6 mm de espessura) com uma inclinação de 22°. As peças de ligação pré-fabricadas unem as vigas metálicas da cobertura e as madres metálicas de suporte do revestimento da cobertura.

  2. Viga - Vigas em perfil Sigma (S320), aço de qualidade S390GD+Z, galvanizado a quente (275 g/m²). Têm já a furação de fábrica, para uma montagem rápida da peça de ligação das vigas de cobertura.

  3. Madre-Z - Madre em aço (aço S390GD+Z , galvanizada (275 g/m²) com uma profundidade de 120 mm (Z120) com 1.5 ou 2 mm de espessura, dependendo do cálculo. Podem ser montadas sobre um único vão, dois ou mais vãos, com sobreposições que dependem das cargas que terão de suportar, como o vento e a neve. Os nossos engenheiros farão um cálculo prévio das madres.

  4. Chapas de aço para a cobertura - Aço de qualidade conforme a norma EN 10346-09, aço de qualidade S280GD+Z275, galvanizado a quente (275 g/m²). O revestimento exterior da cobertura em perfil TR45, cor em RAL7022 e um acabamento em poliéster de 25µm.

Detalhe da caleira

  1. Peça de ligação - peça de ligação em aço (aço S235 de 6 mm com espessura, galvanizada a quente), com momento de resistência (rígido) do conjunto para transferir a força entre o pilar e a viga. Furos standardizados para apertar corretamente e rapidamente o pilar Sigma e as madres e para ligar às madres C120 da cobertura.

  2. Caleira da cobertura - Caleira suspensa na fachada, fixa ao revestimento exterior da fachada (painéis TR45) com 113 mm de profundidade, fabricada em aço de 1 mm de espessura. Tem 0,17 mm a mais de espessura do que uma caleira tradicional, para aumentar a capacidade de carga e a durabilidade. A borda exterior é 15 mm mais baixa do que a interior, para evitar que transborde para dentro do seu pavilhão.

  3. Isolamento de lã de vidro - A lã mineral tem 130 mm de espessura (L=0.043 W/mK e U=0.33 W/m²K).

  4. Revestimento exterior das fachadas  - Chapas trapezoidais em perfil TR45 em aço, com a qualidade conforme a norma EN 10346-09, qualidade do aço: S280GD+Z275, galvanizadas (275 g/m²). Acabamento na cor RAL 7022 e camada em poliéster (25μm).