Você está aqui: Início » Profissionais » Referências

Krysronac

Dados do projecto

  • Hangar para aviação com 240 m²
  • Mega Portão deslizante exterior 
  • Mezzanine no interior
VerEspecificações »
Mega portão deslizante »
Peça de Ligação »
Porta de Serviço »
Fundações »
Mezzanine »

Ficheiro do projeto

Hangar aeronáutico de 240 

No aeroporto Gap, em França, construimos este hangar, modelo Astrigma, com 14 m de largura por 17 metros de comprimento e fachadas com 4 metros de altura. Toda a estrutura foi calculada e desenvolvida pela Frisomat e montada no local com as nossas fundações de betão pré-fabricadas e posteriormente betonadas in-situ.

 

Mega Portão deslizante para o exterior

Era necessário ter uma portão muito grande na parede do topo do hangar, para que a aeronave podesse entrar e sair - a solução escolhida foi um portão deslizante com 12 metros de largura por 3,5 metros de altura com um sistema de calhas na parte superior.

 

Mezzanine (1ºpiso) no interior

Parte do edifício metálico é usado para escritórios. Daí que tenhamos construído uma mezzanine em aço laminado a frio; também instalamos uma porta de serviço na lateral e três janelas na fachada de trás. Todos estes acessórios foram projetados e instalados pela Frisomat.

Mega portão deslizante

  1. Pilar - A abertura do portão deslizante terá uma estrutura extra resistente.O topo do portão está ligado à viga da fachada do topo através de perfis suspensos. Isto transfere as cargas do megaportão para a primeira viga da cobertura.

  2. Painéis Deslizantes do Portão - Os paineis deslizantes do portão são constituídos por perfis tubulares e revestidos por chapa de aço em perfil trapezoidal TR20.

  3. Sistema de calhas para a portão deslizante exterior - O portão tem 12 m de largura e 3,5 m de altura e é composta por três painéis deslizantes ( 6 no total), que estão suspensos por uma viga do topo construida na estrutura do portão. Perfis e guias de aço redondos no bordo inferior asseguram que a porta esteja sempre numa posição perfeitamente vertical.
  4. Viga de Suspensão - Quando o portão extra largo está fechado, pode estar sujeito a elevadas ações do vento. Estes são absorvidos por perfis de suspensão ligados à segunda viga da cobertura.

Peça de Ligação

  1. Revestimento exterior da cobertura - Chapas trapezoidais com 0,63 mm de espessura (TR45, RAL 9002 com 25µm de acabamento em poliéster), isoladas com lã de vidro Clecon, com 80 mm de espessura.

  2. Madres Z  - Madres Z120 com 1,5 mm de espessura, em aço S390GD+Z galvanizado, com 275 gramas de zinco por metro quadrado. As madres estão fixas à viga por patilhas com 5 mm ou mais, laminadas e galvanizadas a quente em aço S235, servindo de suporte às madres.

  3. Peça de ligação - Peça de ligação em aço (S235, 8 mm de espessura, galvanizada a quente), com a inclinação da cobertura de 10º. A espessura das peças de ligação (8 mm), deve-se à capacidade de resistência exigida no cálculo. As peças são aparafusadas às vigas, com parafusos M16 e de classe de qualidade 8,8.

  4. Viga da cobertura - Viga em aço com perfil em Sigma (S400) em aço S390GD+Z, laminado a frio.

Porta de Serviço


1. Estrutura em aço - Pilar e viga pré-fabricada em aço, em perfil C120 de 1,25 mm de espessura, fornecidas com os furos necessários para uma montagem rápida. É montada com as peças de remate para o acabamento final ao revestimento exterior e às cassetes com o isolamento.

2. Pilar Estrutural - Pilar em aço enformado a frio (aço S390, perfil em Sigma 400, com 3 mm de espessura).

3. Revestimento das paredes - Chapas trapezoidais (TR45, RAL 9006), com cassetes com isolamento de 70 mm de espessura (k = 0,521 W/m²K ou R = 1,92 m²K/W)

4. Porta de Serviço - Abertura para porta de 1m de largura por 2,125m de altura. O painel da porta tem 42 mm de espessura e é isolada com lã mineral (no meio de chapas de aço de 0,9 mm), para um valor U de 1,9 W/m²K.

Fundações

  1. Plinto - Plinto isolado (centro com poliestireno de 90 mm de espessura, com dois painéis de betão) fixados às sapatas das fundações. O plinto tem 400 mm de altura e funciona como cofragem para a betonagem do piso.

    O plinto tem um acabamento em revestimento de chapas de aço em todo o seu comprimento, para maior resistência e uma aparência atrativa. O plinto de isolamento estende-se por baixo da laje do piso, o que contribui para o melhoramento do isolamento térmico e uma proteção otimizada contra os salpicos de água.

  2. Coluna - Perfil Sigma (S400), aço de qualidade S390GD+Z, galvanizado (275 g/m²). Este aço enformado de alta qualidade é standard para todos os nossos edifícios industriais. Veja o resumo.

  3. Piso de betão - O cliente realizou o piso, isento de pó e completamente regular.

  4. Base para Ligação ao Pilar - A sapata pré-fabricada (600x700x700 mm) garante o posicionamento correto e a rápida instalação no local. O cálculo das fundações garante que a capacidade para a carga é a adequada. A ligação articulada com a estrutura superior (pilar) é efetuada por duas ancoragens (M20-C.L.8,8).

Mezzanine

  1. Pilar de suporte - Os perfis em Sigma (S400) compoõem a estrutura principal da mezzanine. As vigas C300 são fixadas com peças de ligação feitas à medida. Os pilares intermédios são montadas em perfis em caixão rectangulares, laminados a quente.
  2. Sistema da Mezzanine - Design exclusivo da Frisomat com secções laminadas a frio (S390GD+Z275) com um número mínimo de peças de ligação. A capacidade de resistência da estrutura é de 300 kilogramas por metro quadrado. As escadas são uma parte standardizada do projeto e têm uma inclinação de 45 º.
  3. Piso da Mezzanine - Composto por aglomerado madeira C-DUR de alta densidade (650 kg/m³), que funciona, simultaneamente, como piso que suporta o peso, acabamento do chão e acabamento do teto. A espessura de todo o piso é de apenas 33 cm. Os encaixes de linguetas e ranhuras (macho-fêmea) permitem uma instalação rápida. A medida standard das placas, que são fáceis de cortar, é de 2,600x1,000 mm.
  4. Peça de ligação para pilar - Nós usamos parafusos M12-C.L.8,8 para a estrutura e parafusos M16-C.L.8.8 para a ligação com o pilar de suporte. O pilar é fixo à viga da mezzanine com uma peça de ligação adicional com dois furos.
    A viga principal da mezzanine é ligada ao rebordo interior da secção S400 através de uma simples peça de ligação. O design total da mezzanine inclui apenas 6 diferentes peças de ligação, tornando-a simples de produzir e instalar.