Você está aqui: Início » Profissionais » Referências

INOV

Dados do projecto

  • Edifício Flatro, com 49 metros de comprimento
  • Acabamento personalizado
  • Luz natural
VerEspecificações »
Fundações pré-fabricadas Frisomat »
Peça de ligação »
Isolamento da fachada »
Clarabóia »

Ficheiro do projeto

Edifício Flatro, com 49 metros de comprimento

O edifício industrial Flatro, em Villers-le-Bouillet, com 15 metros de largura por 49 metros de comprimento e 6 metros de altura. Este pavilhão foi montado sobre sapatas pré-fabricadas, executadas pela Frisomat, com as ancoragens incorporadas nas mesmas. As fachadas laterais têm contraventamentos, conferindo ao edifício uma robustez adicional.

 

Acabamento personalizado

A cobertura é composto por chapa autoportante - steeldeck (TR106) com acabamento superior. A entrada e saída de veículos é efetuada pelos portões seccionais aplicados na fachada lateral (6 m x 6 m). Há duas portas pedonais que permitem a máxima acessibilidade.

 

Luz natural

Uma clarabóia de 12 m de comprimento no cume do edifício proporciona muita luz natural. Chapas translúcidas na fachada lateral permitem também a entrada de muita luz natural, dando luminosidade ao edifício.

Fundações pré-fabricadas Frisomat

  1. Revestimento exterior das laterais - Painéis de parede transparentes Rodeca, fornecidos pelo cliente. A Frisomat forneceu as madres e as peças do acabamento, em concordância com o cliente que consistia em ter o máximo de transparência possivel nas fachadas exteriores.

  2. Pilares - Pilares em aço enformado a frio (aço de qualidade S390GD+Z) em perfil duplo S320. A diferença da largura das abas do perfil das secções permite que a instalação seja perfeita, com a criação de uma secção dupla com rebordos planos, duplicando a resistência da área de superfície.

  3. Plinto - Plinto Frisomat em poliestireno no interior (80 mm de espessura) com dois painéis de betão. O plinto tem 400 mm de altura e funciona como cofragem para o piso de betão. A placa de isolamento prolonga-se por baixo da plataforma do piso, o que melhora o isolamento térmico e otimiza a proteção contra salpicos de água.

  4. Parafuso de ancoragem - Varão roscado M20 x 500 mm (com 400 mm incorporados no betão) permitindo uma rápida montagem da estrutura em aço. Funciona como uma ligação articulada.

  5. Sapata de fundação pré-fabricada - Após o cálculo das fundações, o posicionamento correto e a facilidade da instalação são garantidos por uma sapata pré-fabricada (600x677x700 mm).

Peça de ligação

  1. Revestimento da cobertura - Cobertura termoplástico flexível de plástico, em Alkorplan F de 1,5 mm de espessura, totalmente aderente e resistente à luz UV. A função autoportante do steeldeck (TR106) faz com que não sejam necessárias madres de suporte do revestimento da cobertura
  2. Revestimento exterior das fachadas - A entrada de mais luz no edifício é conseguida através de painéis de fachada transparentes Rodeca . A Frisomat adequa as suas madres e as peças do acabamento aos painéis.

  3. Peça de ligação - Peças de ligação funcionais e compactas de 130 mm, de largura exatamente igual à largura total do pilar da secção dupla S320 (8 mm de espessura). A chapa de ligação permite que se usem parafusos suficientes para aguentar as forças que o pilar suportará. Fará também a ligação ao contraventamento.

  4. Pilares - Pilares em perfis duplos S320. A diferença da largura das abas do perfil das secções permite que a instalação seja perfeita, com a criação de uma secção dupla com rebordos planos, duplicando a resistência da área de superfície.

Isolamento da fachada

  1. Treliça da Cobertura - Asna da cobertura Flatro, com uma inclinação de 1,72 graus. Vigas em perfis duplos C160 nas vigas superior e inferior e por perfil simples C130 para as diagonais e verticais. Todos os perfis são feitos de aço S390GD+Z com galvanização de 275 g/m².
  2. Revestimento exterior das fachadas - Painéis de fachada transparentes Rodeca, fornecidos pelo cliente com madres e peças de acabamento da Frisomat.
  3. Pilar - Pefil duplo em ∑ 320, que se encaixam perfeitamente, graças à diferença nas larguras das abas do pefil. Interligação do pilar com parafusos contínuos.
  4. Portão seccional - Abertura do portão efetiva, de 6 por 6 metros. O sistema dos perfis na vertical foram desenvolvidos e standardizados para as madres de suporte do revestimento, para as cassetes ou painéis sandwich. Os portões abrem manualmente (com um cordel ou correia) ou electricamente (necessário alimentação de 380 V).

Clarabóia

  1. Clarabóia em cúpula- Clarabóia instalada no centro da cobertura plana, com 3 m de largura por 12 m de comprimento, construída com uma estrutura central em perfis C300. Esta estrutura encaixa-se perfeitamente na asna treliçada das viga Flatro, que suporta a cobertura. A clarabóia em forma cúpula é composta por policarbonato com quatro camadas com 10 mm de espessura e permite a transmissão de 50% da luz. O coeficiente do isolamento da clarabóia em cúpula é de 2,5W/m²K.
    Este sistema está também disponível com a opção de ventilação integrada ou extração de fumos (abre automaticamente aos 70°C - sensor térmico para a pressão de gás).

  2. Chapa Autoportante (steeldeck) - Chapas autoportantes com perfil trapezoidal (TR106) fixas directamene à viga superior da treliça com a função de revestimento exterior da cobertura, evitando a necessidade de madres.

  3. Asna Treliçada da cobertura - Asna da cobertura tipo Flatro com uma inclinação da cobertura de 1,72 graus (profundidade efetiva: 1 m). Perfis duplos em C160 para as vigas superior e inferior e perfil simples em C130 para as diagonais e verticais. Todos os elemntos são de aço com qualidade S390GD+Z e com galvanização de 275 g/m².

  4. Isolamento da cobertura - Cobertura revestida em tela PVC, de 1,5 mm de espessura, com isolamento em EPS com 80 mm.