Você está aqui: Início » Profissionais » Referências

Armazém municipal de Gooik, na Bélgica

Dados do projecto

  • Combinação assimétrica entre o Astra-Astrigma 
  • Portões seccionais com diferentes larguras 
  • Acabamento personalizado
VerEspecificações »
Revestimento exterior das fachadas »
Peça de ligação do telhado »
Avançado lateral »
Clarabóia de desenfumagem »

Ficheiro do projeto

Combinação Astra-Astrigma assimétrica

A câmara municipal de Gooik, na Bélgica, procurava um armazém grande com espaço de trabalho para a sua fábrica móvel. A Frisomat construiu uma combinação de um edifício Astra de 26 metros de largura e um avançado Astrigma de 10 metros de largura. Ambos têm um comprimento de 53 metros. Devido às diferenças na altura da cobertura (7 m para o Astra e 6 m para o Astrigma), o complexo apresenta uma cobertura assimétrica, com um aspeto original e contemporâneo.

 

Portões seccionais com larguras variáveis

O conjunto dos dois edifícios apresentam seis portões seccionais, cada um com 4 metros de largura e a sua altura varia entre os 2,5 e os 4 metros. A segurança e facilidade de utilização do edifício foram aumentadas através da construção de quatro portas de serviço com barra anti-pânico e outras quatro portas standard.

 

Acabamento personalizado

O cliente tinha algumas exigências específicas. De acordo com isso, os edifícios têm chapas translúcidas para iluminação natural, dois sistemas de desenfumagem, caleiras interiores e duas grelhas de ventilação.

Revestimento exterior das fachadas

  1. Perfil Sigma - Pilares duplos em aço S390GD+Z, com 275 g/m² de espessura e um perfil S320 galvanizado.

  2. Revestimento exterior das fachadas - Chapas trapezoidais (TR45, RAL 9006, acabamento em PVDF) com 0,63 mm de espessura.

  3. Peça de Remate para o portão seccional - Peças de fixação para as portas, projetadas pela Frisomat, com as peças de remate necessárias para fixar a calha vertical do portão.

  4. Isolamento -  Cassetes com lã de vidro no interior (90 mm de espessura), valor U do isolamento = 0,413 W/m²K ou Rc = 2,42 m²K/W.

Peça de ligação do telhado

  1. Coluna - Aço S390GD+Z laminado a frio e galvanizado, com perfis sigma S320.

  2. Vigas do telhado- Vigas do telhado Astra com 10 graus de inclinação e 1 metro de comprimento contínuo efetivo (a calha inferior acompanha a inclinação do telhado). Perfis C160 duplos para a calha superior e inferior e perfis C130 simples para os elementos diagonais e verticais. Dado que os verticais se estendem por cima das armações do telhado, as vigas de suporte do revestimento podem ser fixadas diretamente a elas, sem peças de suporte ou de ligação adicionais. Todos os componentes são feitos de aço S390GD+Z com galvanização Z275.

  3. Isolamento- Cassetes de isolamento de lã de vidro, com 90 mm de altura e valor U = 0,413 W/m²K.

  4. Revestimento exterior das paredes - Chapas de aço trapezoidais laminadas a frio (TR45, RAL 9006, revestimento de PVDF ) com 0,63 mm de espessura.

Avançado lateral

  1. Peça de ligação - Peça de ligação para transição articulada entre o Astra (Edificio) e Astrigma (avançado), sem transferência do momento flector. A peça de ligação é laminada a quente em aço S235 e galvanizada a quente.

  2. Avançado Lateral - Todos os edifícios Frisomat são extensíveis em cada um dos 4 lados com outro edifício ou com uma pala suspensa. Os perfis Sigma 320 na parte do avançado estendem-se ao longo do bordo superior da viga treliçada do edifício Astra, pelo que a superfície da cobertura é contínua. Os suportes das madres proporcionam a ligação entre as mesmas.

  3. Asna Treliçada da cobertura - Inclinação do telhado de 10 º, com 1 metro de altura efetiva, composta por perfis duplos em C160 e por perfis simples C130 nas diagonais e verticais. Todos os perfis são em aço de qualidade S390GD+Z com espessura de galvanização de 275 g/m².

  4. Revestimento exterior da cobertura - Chapas em aço com perfil trapezoidal laminadas a frio e galvanizadas (TR45 com acabamento em poliéster e cor RAL 7022).

Clarabóia de desenfumagem

  1. Clarabóia de desenfumagem - Extrator de fumos com acabamento da superfície da base em perfil trapezoidal poliéster (TR45). O extrator de fumos é um quadrado de dimensões 1400 mm e com uma altura máxima de 200 mm. A área de extração da secção transversal cruzada é de 1,12 m². Resistência ao fogo do material: B-s1, D0. A Frisomat instala o extrator de fumos na cobertura, considerando as cargas adicionais do mesmo.

  2. Asna treliçada da cobertura - Vigas da cobertura do modelo Astra, com uma inclinação de 10° e 1 metro de altura útil, compostas por duplo perfi em C160 e por perfis simples C130 nas diagonais e verticais. Todos os perfis são em aço de qualidade S390GD+Z com espessura de galvanização de 275 g/m².